Com o objetivo de assinalar o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, o Serviço de Psicologia e Orientação decorou alguns pontos da escola com laços azuis – símbolo máximo da luta por esta causa.
História do Laço Azul:
Em 1989, uma mulher norte americana, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. . O objetivo era que as pessoas a questionassem sobre a fita e, assim, gerar um diálogo de sensibilização sobre os maus-tratos na infância. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
E porquê azul? Bonnie escolheu o azul para simbolizar a cor das nódoas negras, servindo, então, de como uma imagem constante na sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.

