1 (2)

Decorreu, nos dias 27 e 28 de maio, a Sessão Nacional do ensino secundário, da edição 2023/2024 do  , na Assembleia da República. O Círculo dos Açores encontrou-se representado pela ES Vitorino Nemésio, ES Domingos Rebelo, ES Manuel de Arriaga e pela Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores. A porta-voz do Círculo dos Açores foi a nossa aluna Ana Beatriz Pereira que desempenhou essa função com todo o empenho e dedicação.

Nesta Sessão Nacional, a ESVN esteve representada pelas deputadas Ana Pereira e Maria Sousa e pela jornalista Hulda Duarte, acompanhadas pela docente Florbela Monteiro.
As três alunas demonstraram um compromisso exemplar com a cidadania e a democracia, representando a R.A.A.  com distinção e fortalecendo a imagem da nossa escola como uma instituição que valoriza e incentiva a participação ativa e consciente dos seus alunos na vida cívica.
Por tudo isto, merecem o nosso mais profundo reconhecimento e aplauso. Que este seja apenas o começo de um percurso repleto de sucessos e realizações!
Em debate, nas reuniões de Comissão do dia 27, estiveram os 22 Projetos de Recomendação, aprovados nos diferentes círculos, sob o tema “VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO: caminhos para uma escola plural e participativa”.

No dia 28 de maio, a Sessão Plenária do Parlamento dos Jovens foi aberta solenemente pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, Deputado Diogo Pacheco de Amorim, e contou com intervenções da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, e da Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Deputada Manuela Tender.

Seguiu-se o período de perguntas aos Deputados da AR e o debate e a aprovação da Recomendação final à Assembleia da República.

As coordenadoras do Parlamento dos Jovens na ESVN querem deixar um agradecimento muito especial a todas as alunas e a todos os alunos que integraram as listas candidatas ao Parlamento dos Jovens na nossa escola. Esperemos que este programa tenha servido para promover o debate democrático, educar para a cidadania e estimular em vós o gosto pela participação cívica e política. E, por fim, um agradecimento ao Conselho Executivo, pelo apoio concedido na concretização deste programa na nossa escola, e ao nosso estimado técnico de informática Samuel Aguiar que esteve sempre disponível para colaborar connosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*