BREVE CARATERIZAÇÃO DO MEIO

O concelho da Praia da Vitória, cuja área é de 162,29 km2, compõe -se de 11 freguesias e ocupa quase toda a parte Este da ilha, estendendo-se até a meio da costa Norte da Terceira.

Na cidade da Praia da Vitória, travou-se a batalha da Salga (1581). Foi aqui que o pretendente ao trono de Portugal, D. António Prior do Crato, foi aclamado rei aquando do seu desembarque nesta localidade em 1582. Posteriormente, no contexto da Restauração da Independência Portuguesa, foi na Praia que se deu a aclamação de João IV de Portugal, aquando da chegada de Francisco Ornelas da Câmara à Terceira.

No decorrer da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), aqui se travou ainda a batalha da baía da Praia (11 de Agosto de 1829), que frustrou a tentativa de desembarque de uma esquadra de tropas miguelistas. Pela Praia andou Garrett em menino, aquando de uma das suas estadias na ilha Terceira, de visita a seu tio D. Frei Alexandre da Sagrada Família, que era o bispo de Angra e ilhas dos Açores.

Nascido e criado na Praia da Vitória foi o grande poeta, romancista e professor universitário Vitorino Nemésio, para quem a Praia, que visitava com frequência, foi uma referência quase constante nas suas obras.

A Praia da Vitória foi elevada a cidade em 20 de Junho de 1981, pelo Decreto – Regional nº 7/81/A da Assembleia Regional dos Açores.

A área pedagógica abrangida pela Escola Secundária Vitorino Nemésio integra a totalidade das freguesias que constituem o concelho da Praia da Vitória (Agualva, Vila Nova, São Brás, Fontinhas, Vila das Lajes, Cabo da Praia, Porto Martins, Fonte do Bastardo, Santa Cruz, Quatro Ribeiras e Biscoitos), um dos dois municípios em que se divide a ilha Terceira.

Faz ainda parte da área pedagógica desta escola, no 3º ciclo e secundário, a vila de S. Sebastião, do concelho de Angra do Heroísmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*