IMG_20230527_225313
A equipa 3ªSAT, orientada pelo professor Nuno Cabral e constituída pelos alunos do 3º ciclo, Fabiana Borges (7º Ano), João Cabral (8º ano), Joel Cabral (8º ano), Beatriz Ribeiro (9º Ano) e Inês Lima (9º Ano), representando a escola e o Clube de Robótica e Programação da ESVN, participaram na final do Concurso CanSat Júnior (Açores) onde as equipas tiveram de construir um CanSat, um pequeno satélite do tamanho de uma lata de refrigerante, e equipá-lo com um sistema de comunicações e sensores capazes de comunicar com a base quando lançado de uma determinada altitude. Sendo que as “ciências do espaço” não são propriamente uma área de ação de um clube de robótica o desafio era enorme. Mentalizados que ganhar experiência prática seria o seu principal objetivo, foram o único clube de robótica participante, a única equipa com representantes de todos os anos do 3º ciclo e a única a representar alunos da ilha Terceira.
A final realizada na ilha de Santa Maria, entre 13 equipas, representando 7 ilhas dos Açores, foi longa, trabalhosa, mas excitante. A 3ªSat apresentou um CanSat tecnicamente evoluído, uma antena com RSSI (qualidade de receção de sinal) extraordinário, o que lhe permitiu concretizar a sua missão de forma completa. Conseguiu todos os parâmetros técnicos de leitura de dados, comunicação e armazenamento. Suportada, aquando da fase de preparação (ainda na ilha Terceira), por noções científicas explicadas pelo prof. João Lopes, até na componente científica “especifica” teve uma prestação favorável. Partilhando as suas ferramentas, consumíveis e experiência (em sensores e afins), chegando ao ponto de reprogramar o CanSat de uma das equipas “adversárias”, de forma a poderem concretizar a sua missão, demonstrou civismo, entreajuda e obteve a gratidão de colegas de outras escolas.
Embora, fosse de esperar que o pódio tenha sido dominado por equipas mais experientes neste tipo de eventos e ligadas a clubes de astronomia e física, que têm uma clara vantagem na componente científica, a 3ªSat contendeu a um lugar no pódio até à última apresentação, concretizando uma participação digna de referência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*